Avaliação de Aprendizagem
A avaliação é uma prática pedagógica intrínseca ao processo ensino-aprendizagem, com a função de diagnosticar o nível de apropriação de conhecimento pelo aluno.
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno, considerando as características individuais desse no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
A avaliação é realizada em função dos conteúdos, utilizando métodos e instrumentos diversificados, coerentes com as concepções e finalidades educativas expressas na Proposta Pedagógica Curricular e no Projeto Político Pedagógico do colégio.
Os critérios de avaliação do aproveitamento escolar serão elaborados em consonância com a organização curricular e descritos na Proposta Pedagógica Curricular, no Projeto Político Pedagógico e no Plano de Trabalho Docente.
Como instrumentos de avaliação serão utilizados testes de aproveitamento orais e escritos, tarefas específicas, trabalhos de criação, pesquisas, dramatizações, observações espontâneas ou dirigidas, discussões e outros que se recomendem.
A avaliação será efetuada no decorrer dos trimestres, seguindo as datas previstas pelo estabelecimento de ensino. A avaliação será constituída de:
Composição e Peso das Avaliações
A média do CPM é 6,0 (seis);
O CPM adota a Avaliação Trimestral que é composta de:
1ª PROVA PARCIAL + 2ª PROVA PARCIAL + NOTAS COMPLEMENTARES
O CPM não oferta recuperação final;
Será oferecida ao aluno duas recuperações durante o trimestre, referente à 1ª e 2ª parcial;
Não serão realizadas recuperações de notas complementares (trabalhos, seminários, etc);
O aluno terá direito a recuperação quando atingir menos de 60% do valor da parcial.
Resultados
A nota trimestral será transcrita pela Secretaria nos documentos escolares e no instrumento de comunicação de cada aluno. As notas trimestrais serão comunicadas aos alunos e aos seus responsáveis por meio de Boletim.
No final do período letivo regular, será calculada a média final do discente por disciplina, bem como a média anual, considerando todas as médias finais.
A média anual por disciplina será apurada utilizando-se a média aritmética das 3 (três) notas trimestrais, devendo ser considerada uma casa decimal para sua efetivação.
Os resultados finais serão comunicados aos alunos e aos seus responsáveis por meio de boletins ou em editais.
Após a apuração dos resultados finais de aproveitamento e frequência, serão considerados aprovados os alunos que apresentarem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total das horas letivas e apresentarem média anual igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) em cada disciplina.
O aluno que não estiver inserido no parágrafo anterior será considerado retido.